Um coração notável!

Um coração notável!
Devemos cuidar e preservar o que nos foi dado.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

                    
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
CACHOEIRA DO SUL-RS
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Disciplina: Educação Ambiental     Data: 08/06/2011

Professor: Marcio Andre Facin

Aluno: Fabiane Barbosa Machado
EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Minha vivência na educação com as disciplinas que trabalho (ciências e química) facilita o meu trabalho em divulgar, sensibilizar as pessoas de que temos que tomar atitudes simples, mas que tem um valor imensurável.
A maioria das pessoas acredita que se fizerem um pequeno ato não será importante, mas esquecem que se cada um fizer a sua parte,vira numa grande contribuição.O que está acontecendo no nosso cotidiano,essas catástrofes são todas um reflexo das ações erradas do ser humano.
Trabalho muito o conteúdo das disciplinas ligando a teoria ao dia-a-dia mostrando que através de pequenos gestos tudo pode mudar, desde a preservação do pátio da escola, na sala de aula, fizemos uma pesquisa também onde eles fizeram uma análise das embalagens. Os alimentos que são colocados em embalagens plásticas dentro de outra embalagem.
Também coloco sempre a questão da separação dos lixos nas casas, o que eles podem ainda lucrar com o material reaproveitável.Temos os projetos desenvolvidos por várias turmas desde o primeiro ano do currículo até o terceiro ano do ensino médio.
Minha avó faz bolsas e carteiras, de pet e lacres com crochê que fica muito bonito e tem lucro com materiais que simplesmente seriam despejados nos lixões. Também tenho uma aluna que faz trabalhos lindos com pet e crochê, agora já esta despertando interesse dos colegas e de repente vai ter lucros com a criatividade e iniciativa própria.
Todos falam em preservação, conscientização, governos abrangem o assunto, mas o que realmente falta é uma mudança nos hábitos. Quanto adubo pode ser aproveitado nas hortas dos materiais orgânicos, pretendo fazer uma horta com as quintas séries para eles aprenderem a ter compromisso com o meio ambiente, a ter uma responsabilidade em cuidar para colher os produtos, também vamos plantar arvores frutíferas com os alunos maiores do ensino médio no pátio da escola que é muito bonito e grande para proporcionar sombra também.
Acredito que tenho uma grande relação com a conservação, e sensibilização de mais pessoas, pois atingindo os alunos conseguimos que eles sejam repassadores nos seus lares.

terça-feira, 24 de maio de 2011

A escola onde trabalho está fazendo a diferença.

Quero compartilhar com todos, que toda a comunidade escolar da E.E.E Médio VITAL BRASIL onde eu trabalho e tenho muito orgulho já vem de um longo período trabalhando com os alunos a prática da preservação do meio ambiente.Com tarefas e atividades,engajados nas atitudes de mudança nos hábitos não só no ambiente escolar mas em toda a sua realidade tirando materiais do meio ambiente. Mas vou destacar os dois últimos.
O primeiro foi na realização de fantoches que foram confeccionados com material reciclável,com todas as turmas do ensino fundamental e do ensino médio elaborado pela professora Gisele Grigoletto e que também  compartilhei com as minhas turmas.Depois de apresentado esses materiais confeccionados, ainda foram produzidos teatros montados pelos alunos de algumas turmas e apresentados para os alunos da educação infantil e séries iniciais.(fotos da turma 51- dos fantoches).





























Alunos da turma 101.




Hora do espetáculo,a apresentação dos fantoches na forma de teatro.Os alunos do 3º ano do ensino médio.






A prof. Gisele entre os alunos.(301)

A prof. Gisele entre as alunas.(301)
























O segundo que já é de conhecimento de muitos foi o projeto montado nas Lições do Rio Grande pelo grupo de professores da escola,desenvolvido desde o ano passado com os alunos que estão no terceiro ano, coordenado pelo professor Maruí Samuel Friedrich dos Santos com a montagem de um Aquecedor Solar com garrafas pet e caixas de leite. O equipamento, que já está em uso, garante de 250 a 500 litros diários de água quente para a cozinha da escola, que reduziu os gastos com gás e energia elétrica e que neste ano já está sendo ampliado
(fotos da turma 301- do aquecedor solar).


Turma 301 - Ótimos alunos.