Foi uma ótima experiência da gincana lúdica de química, com charadas, interpretações de questões,e o dominó de química,trabalho realizado em duas etapas com as turmas 81 e 82 na E.E.E.M VITAL BRASIL.Obrigada pela participação de todos.
UM MEIO AMBIENTE DE QUALIDADE.
Estou montando esse blog em função do curso que estou fazendo em Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UFPEL em EAD no polo UAB de Cachoeira do Sul.E acho importante ressaltar os projetos que já estão sendo desenvolvidos na escola onde trabalho na preservação do meio ambiente.Na realidade as pessoas precisam somente criar hábitos. Ativando meu blog para um novo desafio,agora para postagens de atividades na Pós em Mídias na Educação em EAD pela UFSM.
Um coração notável!
Devemos cuidar e preservar o que nos foi dado.
terça-feira, 8 de julho de 2014
domingo, 23 de junho de 2013
A E.E.E.M.VITAL BRASIL onde trabalho.
Está uma uma foto aérea de toda a Escola,onde trabalho E.E.E.M.VITAL BRASIL.
Localizada na rua: RUA RICARDO SCHAURICH , 1123 , São José - Cachoeira do Sul-RS CEP: 96503570.Telefone:(51)37223098.
Esta é a frente da escola.
Outra foto da fachada da escola.
Entrada no prédio principal,onde dá o acesso a vários ambientes da escola, na frente dessa porta é onde fica o Laboratório de Informática.
Este é o ambiente do Laboratório de informática onde trabalho várias atividades com os alunos do ensino fundamental e médio.
domingo, 16 de junho de 2013
Agora um novo desafio na Pós em Mídias na educação.
Portanto estou atualizando meu blog para postar o novo trabalho, um projeto que vamos desenvolver,onde eu vou auxiliar e orienta-los com os estudantes de uma turma ainda não definida da E.E.E.M.VITAL BRASIL em que trabalho.
Este trabalho envolvendo mídias na educação vai mostrar a realidade da comunidade, da escola.
Este trabalho envolvendo mídias na educação vai mostrar a realidade da comunidade, da escola.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
CACHOEIRA DO SUL-RS
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Disciplina: Educação Ambiental Data: 08/06/2011
Professor: Marcio Andre Facin
Aluno: Fabiane Barbosa Machado
EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Minha vivência na educação com as disciplinas que trabalho (ciências e química) facilita o meu trabalho em divulgar, sensibilizar as pessoas de que temos que tomar atitudes simples, mas que tem um valor imensurável.
A maioria das pessoas acredita que se fizerem um pequeno ato não será importante, mas esquecem que se cada um fizer a sua parte,vira numa grande contribuição.O que está acontecendo no nosso cotidiano,essas catástrofes são todas um reflexo das ações erradas do ser humano.
Trabalho muito o conteúdo das disciplinas ligando a teoria ao dia-a-dia mostrando que através de pequenos gestos tudo pode mudar, desde a preservação do pátio da escola, na sala de aula, fizemos uma pesquisa também onde eles fizeram uma análise das embalagens. Os alimentos que são colocados em embalagens plásticas dentro de outra embalagem.
Também coloco sempre a questão da separação dos lixos nas casas, o que eles podem ainda lucrar com o material reaproveitável.Temos os projetos desenvolvidos por várias turmas desde o primeiro ano do currículo até o terceiro ano do ensino médio.
Minha avó faz bolsas e carteiras, de pet e lacres com crochê que fica muito bonito e tem lucro com materiais que simplesmente seriam despejados nos lixões. Também tenho uma aluna que faz trabalhos lindos com pet e crochê, agora já esta despertando interesse dos colegas e de repente vai ter lucros com a criatividade e iniciativa própria.
Todos falam em preservação, conscientização, governos abrangem o assunto, mas o que realmente falta é uma mudança nos hábitos. Quanto adubo pode ser aproveitado nas hortas dos materiais orgânicos, pretendo fazer uma horta com as quintas séries para eles aprenderem a ter compromisso com o meio ambiente, a ter uma responsabilidade em cuidar para colher os produtos, também vamos plantar arvores frutíferas com os alunos maiores do ensino médio no pátio da escola que é muito bonito e grande para proporcionar sombra também.
Acredito que tenho uma grande relação com a conservação, e sensibilização de mais pessoas, pois atingindo os alunos conseguimos que eles sejam repassadores nos seus lares.
terça-feira, 24 de maio de 2011
A escola onde trabalho está fazendo a diferença.
Quero compartilhar com todos, que toda a comunidade escolar da E.E.E Médio VITAL BRASIL onde eu trabalho e tenho muito orgulho já vem de um longo período trabalhando com os alunos a prática da preservação do meio ambiente.Com tarefas e atividades,engajados nas atitudes de mudança nos hábitos não só no ambiente escolar mas em toda a sua realidade tirando materiais do meio ambiente. Mas vou destacar os dois últimos.
O primeiro foi na realização de fantoches que foram confeccionados com material reciclável,com todas as turmas do ensino fundamental e do ensino médio elaborado pela professora Gisele Grigoletto e que também compartilhei com as minhas turmas.Depois de apresentado esses materiais confeccionados, ainda foram produzidos teatros montados pelos alunos de algumas turmas e apresentados para os alunos da educação infantil e séries iniciais.(fotos da turma 51- dos fantoches).














Hora do espetáculo,a apresentação dos fantoches na forma de teatro.Os alunos do 3º ano do ensino médio.
O segundo que já é de conhecimento de muitos foi o projeto montado nas Lições do Rio Grande pelo grupo de professores da escola,desenvolvido desde o ano passado com os alunos que estão no terceiro ano, coordenado pelo professor Maruí Samuel Friedrich dos Santos com a montagem de um Aquecedor Solar com garrafas pet e caixas de leite. O equipamento, que já está em uso, garante de 250 a 500 litros diários de água quente para a cozinha da escola, que reduziu os gastos com gás e energia elétrica e que neste ano já está sendo ampliado
(fotos da turma 301- do aquecedor solar).
O primeiro foi na realização de fantoches que foram confeccionados com material reciclável,com todas as turmas do ensino fundamental e do ensino médio elaborado pela professora Gisele Grigoletto e que também compartilhei com as minhas turmas.Depois de apresentado esses materiais confeccionados, ainda foram produzidos teatros montados pelos alunos de algumas turmas e apresentados para os alunos da educação infantil e séries iniciais.(fotos da turma 51- dos fantoches).



| Alunos da turma 101. |
Hora do espetáculo,a apresentação dos fantoches na forma de teatro.Os alunos do 3º ano do ensino médio.
| A prof. Gisele entre os alunos.(301) |
| A prof. Gisele entre as alunas.(301) |
O segundo que já é de conhecimento de muitos foi o projeto montado nas Lições do Rio Grande pelo grupo de professores da escola,desenvolvido desde o ano passado com os alunos que estão no terceiro ano, coordenado pelo professor Maruí Samuel Friedrich dos Santos com a montagem de um Aquecedor Solar com garrafas pet e caixas de leite. O equipamento, que já está em uso, garante de 250 a 500 litros diários de água quente para a cozinha da escola, que reduziu os gastos com gás e energia elétrica e que neste ano já está sendo ampliado
(fotos da turma 301- do aquecedor solar).
| Turma 301 - Ótimos alunos. |
Assinar:
Postagens (Atom)





















