UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
CACHOEIRA DO SUL-RS
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Disciplina: Educação Ambiental Data: 08/06/2011
Professor: Marcio Andre Facin
Aluno: Fabiane Barbosa Machado
EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Minha vivência na educação com as disciplinas que trabalho (ciências e química) facilita o meu trabalho em divulgar, sensibilizar as pessoas de que temos que tomar atitudes simples, mas que tem um valor imensurável.
A maioria das pessoas acredita que se fizerem um pequeno ato não será importante, mas esquecem que se cada um fizer a sua parte,vira numa grande contribuição.O que está acontecendo no nosso cotidiano,essas catástrofes são todas um reflexo das ações erradas do ser humano.
Trabalho muito o conteúdo das disciplinas ligando a teoria ao dia-a-dia mostrando que através de pequenos gestos tudo pode mudar, desde a preservação do pátio da escola, na sala de aula, fizemos uma pesquisa também onde eles fizeram uma análise das embalagens. Os alimentos que são colocados em embalagens plásticas dentro de outra embalagem.
Também coloco sempre a questão da separação dos lixos nas casas, o que eles podem ainda lucrar com o material reaproveitável.Temos os projetos desenvolvidos por várias turmas desde o primeiro ano do currículo até o terceiro ano do ensino médio.
Minha avó faz bolsas e carteiras, de pet e lacres com crochê que fica muito bonito e tem lucro com materiais que simplesmente seriam despejados nos lixões. Também tenho uma aluna que faz trabalhos lindos com pet e crochê, agora já esta despertando interesse dos colegas e de repente vai ter lucros com a criatividade e iniciativa própria.
Todos falam em preservação, conscientização, governos abrangem o assunto, mas o que realmente falta é uma mudança nos hábitos. Quanto adubo pode ser aproveitado nas hortas dos materiais orgânicos, pretendo fazer uma horta com as quintas séries para eles aprenderem a ter compromisso com o meio ambiente, a ter uma responsabilidade em cuidar para colher os produtos, também vamos plantar arvores frutíferas com os alunos maiores do ensino médio no pátio da escola que é muito bonito e grande para proporcionar sombra também.
Acredito que tenho uma grande relação com a conservação, e sensibilização de mais pessoas, pois atingindo os alunos conseguimos que eles sejam repassadores nos seus lares.